Almanaque de Shazam!

Almanaque de Shazam!
___________________________________________________________________________


Esta série foi publicada entre 1950 e 1956. Lançada em formato Americano, com páginas em preto e branco cada edição. Distribuição anual.

Capitão Marvel teve sua estreia nos quadrinhos na revista Whiz Comics #02, em fevereiro de 1940 pela editora Fawcett. O herói foi criado por Bill Parker e C.C.Beck. O personagem se tornou muito popular, principalmente no final da década de 40, onde era tão conhecido quanto o Superman.

No Brasil o herói estreou na edição #34 da revista Gibi Mensal, em outubro de 1943. Seu sucesso foi tanto que começou a ser regular sua participação e compartilhado também em outras revistas da editora O Globo, como Globo Juvenil Mensal e Biriba, até ganhar um título regular focado no herói chamado: Shazam!

A princípio a revista Shazam! tinha como foco principal o Capitão Marvel e sua família, mas também abriu espaços para outros personagens e gêneros como faroeste. Apesar da revista ter sido criada e inspirada no herói, nota-se claramente que outros personagens ganham espaço rapidamente, principalmente nas capas, tanto que a partir da edição #37 até a edição #47 o foco principal foram as histórias de faroeste e somente na edição #48 que foi retomado o destaque nos heróis, mas infelizmente o Capitão Marvel por problemas judiciais nos Eua e falta de histórias inéditas neste período acabou cedendo espaço para outros personagens e no final da revista heróis da editora Marvel como Tocha Humana e principalmente Namor dominavam as capas das revistas.

A editora mudou o nome da revista a partir da edição #73 para Biriba-Shazam, esta reformulação apesar de conter também o nome Shazam no título, não foi apresentada nenhuma história com o Capitão Marvel e sua turma, na verdade a série começou focada nos heróis da editora Marvel, como Tocha Humana e Namor.

O título teve ao todo 7 almanaques publicados, entre 1950 e 1956, sendo que os dois primeiros foram lançados pela editora O Globo e o restante já pela RGE. Todos apresentaram histórias do Capitão Marvel e outros heróis, com exceção do último almanaque que ignorou esta temática focando apenas em histórias de personagens na selva.

Este título não possui capa alternativa.


 Galeria de Capas:

Edição 001
1950

Edição 002
1951

Edição 003
1952

Edição 004
1953

Edição 005
1954

Edição 006
1955

Edição 007
1956



 
O conteúdo deste site é exclusivamente informativo, não tem fins lucrativos. Seu objetivo é servir como fonte de pesquisa para todo o público interessado. Respeitamos e sempre fazemos referência aos direitos autorais dos criadores dos Personagens, das Editoras e dos Artistas. Copyright © | Enciclopédia HQ 2013 | Todos os Direitos Reservados