John Constantine, Hellblazer: 30th Anniversary Celebration
________________________________________________
Foi publicado em novembro de 2018. Lançada em formato americano com páginas coloridas. Encadernado especial.
Constantine foi criado por Alan Moore e introduzido aos quadrinhos pela primeira vez nas páginas de Swamp Thing (2nd Series) #37, em junho de 1985. Após reação do favorável dos leitores às aparências de John Constantine nos quadrinhos, o personagem ganhou sua própria série mensal em 1988.
A equipe inicial foi o escritor Jamie Delano e artista John Ridgway, com Dave McKean fornecendo pinturas distintas nas capas. Delano introduziu um aspecto político para o personagem, sobre o qual ele declarou: "... geralmente eu estava interessado em comentar a década de 1980, a Grã-Bretanha que foi onde eu vivi e era uma merda, e eu queria dizer a todos..". Delano escreveu as edições 01 ao 40 e 84.
O escritor irlandês Garth Ennis assumiu o título em 1991. Foi o escritor que mais tempo permaneceu na série e considerados por muitos críticos como a melhor fase do personagem. Ele propôs temas fortes, religiosos, mostrando a relação de Constantine com o Primeiro dos Caídos e a polêmica história entre um anjo, Tali, e um demônio caído, que mais tarde teria uma idéia semelhante em outra série premiada, Preacher. O escritor esteve frente à série nas edições 41ao 83 e retornou posteriormente nas edições 129 ao 133.
Paul Jekins assumiu o título das edições 89 ao 128. Ele emprega um estilo anarquista, semelhante ao Jamie Delano, tendo muitas críticas ao cenário político.
Warren Ellis assumiu o título em 1999, após seu trabalho em Transmetropolitan, que se mudou para o selo Vertigo, após o encerramento do Helix Comics. Ele foi concebido para se tornar um escritor em tempo integral durante várias edições (134 à 143), como Delano, Ennis e Jenkins antes dele, mas deixou o título logo após DC se recusar a publicar a história "Shoot", sobre tiroteios em escolas de Ensino Médio, por causa do massacre ocorrido na Escola Columbine,apesar de ele ter escrito e apresentado o material antes do evento. A história foi finalmente publicada em 2010.
Outros escritores importantes tiveram sua passagem pelo título como Brian Azzarello nas edições 146 à 174; Mike Carey nas edições 175 à 215 e 229, Denise Mina nas edições 216 à 228, Andy Diggle nas edições 230 à 249 e Peter Milligan que começou na edição 250 e finalizou na última edição, 300.
O cancelamento do título se deve ao sucesso que personagem teve após a reformulação da editora DC em 2011, então a editora cancelou este título com temática adulta e começou a publicar uma versão mais jovem do personagem no universo normal, com o título de Constantine.
O cancelamento do título se deve ao sucesso que personagem teve após a reformulação da editora DC em 2011, então a editora cancelou este título com temática adulta e começou a publicar uma versão mais jovem do personagem no universo normal, com o título de Constantine.
Este volume celebra os 30 anos do personagem e reúne: Swamp Thing (2nd Series) #37, Hellblazer #11,27,41,63,120,146,229 e 240.
Galeria de Capas: