A editora Brainstore foi fundada em 1999 por Eloyr Pacheco. Apesar de ter iniciado suas atividades com um título infantil, Senninha e Sua Turma #98 (continuação da série publicada pela editora Abril), a editora logo começou a se especializar em temáticas mais adultas.
Já no ano seguinte começou a focar principalmente nos títulos da linha Vertigo, iniciando com Preacher e Sandman, e não demorou para trazer outros deste selo, mesclando especiais e séries regulares. A editora apresentou um acabamento de luxo, mesmo nas edições mensais e isso foi um fator importante para o preço elevado das revistas na época.
Infelizmente a editora sofreu alguns reverses entre 2004 e 2005, primeiro com o acidente do editor Eloyr Pacheco onde forçou o quadro de equipes a se reajustar ao cenário em que se encontrava e por último uma invasão à sede, onde foi levado equipamentos importantes comprometendo o lançamento de futuras publicações.
Somando esses problemas com as baixas vendas dos títulos, pois a linha adulta ainda não era popular na época, e com o preço elevado que a editora cobrava nas bancas especializadas, não conseguiu segurar os leitores para dar continuidade aos trabalhos, tendo como consequência o encerramento de suas atividades em 2005.
Infelizmente muitos títulos ficaram inacabados, e alguns por anos ficou inédita sua conclusão no Brasil, como o caso de Preacher, por exemplo.