Captain Marvel (Shazam)

Captain Marvel (Shazam)

________________________________________________


Capitão Marvel teve sua estreia nos quadrinhos na revista Whiz Comics #02, em fevereiro de 1940 pela editora Fawcett. O herói foi criado por Bill Parker e C.C.Beck. O personagem se tornou muito popular, principalmente no final da década de 40, onde era tão conhecido quanto o Superman.

Porém foi por causa do Superman que o personagem teve sua grande aparição nos tribunais. A Editora Nacional (Antiga DC Comics) acusou a editora Fawcett, detentora dos direitos do herói, de publicar um personagem plagiando o Superman. Com a vitória da Nacional na justiça, todas as aparições do super-herói foram canceladas a partir de 1953, incluindo a família Marvel.

Em 1972, a editora, já com o nome de DC Comics, comprou os direitos de publicação do personagem, porém não conseguindo mais registrar como Capitão Marvel, pois a Marvel Comics já havia feito em meados dos anos 60 com outro personagem deles, então o Capitão foi anunciado como Shazam em seus títulos, mas de forma bem discreta era lembrado pelo seu nome clássico nas histórias internas. Somente em 2012 que a DC Comics oficializou o nome Shazam ao personagem, excluindo de vez o título de Capitão Marvel.

Em 2019 o personagem teve uma adaptação aos cinemas, com sucesso de crítica e bilheteria conseguiu popularizar novamente o herói aos quadrinhos.

Segue abaixo a lista de publicações do título, em ordem cronológica de seu lançamento:

EUA (Fase Captain Marvel: 1942-1953)

- (1940) Whiz Comics
(1940) Wow Comics
- (1940) Master Comics
- (1941) X-Mas Comics
- (1942) Holiday Comics
- (1943) All Hero Comics

EUA (Fase Shazam: 1972-Atual)

Em breve

Brasil

Em breve
 
O conteúdo deste site é exclusivamente informativo, não tem fins lucrativos. Seu objetivo é servir como fonte de pesquisa para todo o público interessado. Respeitamos e sempre fazemos referência aos direitos autorais dos criadores dos Personagens, das Editoras e dos Artistas. Copyright © | Enciclopédia HQ 2013 | Todos os Direitos Reservados