Almanaque Homem no Espaço (1ª Série)

Almanaque Homem no Espaço (1ª Série)

_____________________________________________________________________



Publicada dezembro de 1965. Lançada em formato Americano (17 x 26 cm), com média de 84 páginas coloridas. Distribuição especial.

Homem No Espaço foi publicado pela editora Cruzeiro. O título teve como prioridade de apresentar histórias com temática de ficção científica. Na sua primeira série, que durou dois anos, o foco principal se deu ao personagem Joe Cometa (Adam Strange da editora DC Comics) sendo quase todas as capas com este herói aparecendo.

Um destaque importante foi na edição 12, publicada em 15 de dezembro de 1962, onde teve a primeira aparição no Brasil dos seguintes personagens: Lanterna Verde (Hal Jordan), Ajax, O Marciano, Flash (Barry Allen) e a Liga da Justiça da América.

Em 1965 a editora publicou o "Almanaque do Homem no Espaço", com os mesmos conceitos das histórias apresentadas nas edições regulares, tendo histórias de ficção científica e até uma história de Joe Cometa. Porém esta primeira fase só foi lançada uma única edição, sendo possível pelo fato que o título entraria em um hiato até 1968, e somente em 1970 que a editora lançou de fato uma série de Almanaques do Homem no Espaço.

O título teve uma segunda série publicada somente a partir de 1968, durando também apenas dois anos. O primeiro ano teve a predominância da Família Robinson (Perdidos no Espaço) nas capas da revista, porém no segundo ano a diversidade de personagens foi maior, contendo histórias de Guerra com o título "Guerra Total" e a estreia no quadrinhos nacionais do personagem "Sansão" que ocorreu na edição 10, em outubro de 1969.

Em 1970, o título mudou o formato e periodicidade, passando a se chamar "Almanaque Homem no Espaço", com distribuição quase toda bimestral, a revista aumentou para 64 páginas, abrindo assim espaço para publicação de outros personagens, como Turok e Magnus, por exemplo.

Em 1972 foi publicada apenas uma edição do Almanaque, com Sansão na capa, depois disso o título se extinguiu de vez.

Esta segunda fase dos almanaques confundiu muito os colecionadores anos mais tarde, porque no título não dizia especificamente que o Almanaque era do título "Homem no Espaço", isso só conseguiríamos comprovar nos dados técnicos no interior das revistas, pois na capa a editora colocou o título com o nome do personagem de capa, como se fosse apenas dele isoladamente, conforme podem verificar em nossa galeria de capas.


 Galeria de Capas:

Dezembro de 1965

 
O conteúdo deste site é exclusivamente informativo, não tem fins lucrativos. Seu objetivo é servir como fonte de pesquisa para todo o público interessado. Respeitamos e sempre fazemos referência aos direitos autorais dos criadores dos Personagens, das Editoras e dos Artistas. Copyright © | Enciclopédia HQ 2013 | Todos os Direitos Reservados