Suplemento Juvenil - Edição Especial Fim de Mês (Acervo)

Suplemento Juvenil - Edição Especial Fim de Mês
___________________________________________________________________________


Publicada, até onde se sabe ainda, entre outubro de 1938 e novembro de 1939. Lançada em periodicidade irregular.

Suplemento Juvenil iniciou nas bancas de jornal em 14 de março de 1934, ainda com o nome de Suplemento Infantil, onde fazia parte como um encartado do jornal A Nação e assim permaneceu até a 14ª edição. Com o sucesso o título ganhou sua independência e já na 15ª edição foi distribuído nas bancas de jornal com o nome Suplemento Juvenil.

O título é considerado um grande marco para a história no Brasil, um dos mais importantes, pois nele se popularizaria de vez os quadrinhos em nosso país, importando histórias de personagens marcantes como Tarzan, Flash Gordon, Mandrake, Bill - o Agente Secreto, Jim das Selvas e muitos outros que já faziam muito sucesso no exterior. 

O título possui, além das edições regulares que eram publicadas trissemanalmente, algumas edições especiais. Na verdade foram 5 ao todo: Edição Maravilhosa, Edição Mensal, Especial do Mês, Edição Especial, Especial Fim-de-Mês, sendo as três primeiras seguindo com as numerações normais da série regular, porém apresentando histórias completas e com muito mais páginas que o normal.

A Edição Especial Fim de Mês ainda é uma incógnita sobre seu início e término de publicação, pois como não possuímos acesso completo aos materiais podemos citar somente o que foi publicado e comprovado até então. Em cada edição foi apresentado apenas histórias completas de algum personagem, algumas com republicações já lançadas pela série anterior como "Mandrake entre as Múmias" e "Elefante Bolinhas e Pato Donald" por exemplo. A quantidade de páginas também variava de acordo com a edição.

Segue abaixo a relação do que sabemos, com certeza, do que foi publicada:
- 31 de outubro de 1938: As Aventuras do Elefante Bolinha e as Proezas do Pato Donald
- 31 de março de 1939: O Segredo do Relógio
- 31 de maio de 1939: Popeye, o Marinheiro
- 30 de abril de 1939: Mandrake entre as Múmias
- 31 de agosto de 1939: Raffles
- 30 de setembro de 1939: Rádio Patrulha
- 29 de fevereiro de 1940: Album de Freddy, o Gavião dos Ares
- (sem data conhecida): Tim e Tom

Contribuição:
Se você conhece mais informações sobre as revistas listadas acima ou de outras não mencionadas, por favor nos ajude, entre em contato pelo email: myronzani@yahoo.com.br


Galeria de Capas:


Popeye
31 - 05 - 1939

Gavião dos Ares
29 - 02 - 1940


Edição 053
12 - 03 - 1935


Edição 054
15 - 03 - 1935

 
O conteúdo deste site é exclusivamente informativo, não tem fins lucrativos. Seu objetivo é servir como fonte de pesquisa para todo o público interessado. Respeitamos e sempre fazemos referência aos direitos autorais dos criadores dos Personagens, das Editoras e dos Artistas. Copyright © | Enciclopédia HQ 2013 | Todos os Direitos Reservados