Suplemento Juvenil Especial: X-9, O Agente Secreto: O Avião Fantasma (Acervo)

Suplemento Juvenil Especial: X-9, O Agente Secreto: O Avião Fantasma
___________________________________________________________________________


Publicada em outubro de 1936. Lançada em formato tabloide (26,5 x 37cm), com 28 páginas em preto e branco. Edição especial.

Agente Secreto X-9 foi criado por Dashiell Hammett e Alex Raymond, em 22 de janeiro de 1934 e lançado inicialmente como tiras diárias e sua publicação se encerrou em 10 de fevereiro de 1996.

O personagem era uma mistura de agente secreto com detetive particular, talvez por esta confusão que no Brasil sua estreia ficou conhecido inicialmente por Bill, O Detetive Secreto, que ocorreu na edição #15 da revista Suplemento Juvenil, em 20 de junho de 1934. A própria revista, alguns anos depois, começou a produzir o material com o nome de Agente Secreto X-9, porém para os mais desavisados, poderiam pensar que se tratava de outro herói.

Bill, na verdade foi um nome inventado somente no Brasil, porque nos anos 30 o herói não tinha um nome oficial, isso ocorreu somente na década de 40, por Mell Graff, que o batizou de Phill Corrigan e as tiras americanas foram renomeadas para "Secret Agent Corrigan".

O Agente Secreto teve muitas passagens em diversas revistas no Brasil até a década de 60 principalmente, mas depois foi perdendo espaço rapidamente e sua publicação se tornou algo raro.

X-9, O Agente Secreto: O Avião Fantasma é um arco completo com 163 quadrinhos, mostrando suas primeiras histórias na era dourada, um clássico.


Galeria de Capas:

Outubro de 1936

 
O conteúdo deste site é exclusivamente informativo, não tem fins lucrativos. Seu objetivo é servir como fonte de pesquisa para todo o público interessado. Respeitamos e sempre fazemos referência aos direitos autorais dos criadores dos Personagens, das Editoras e dos Artistas. Copyright © | Enciclopédia HQ 2013 | Todos os Direitos Reservados