Primeira Aparição do Pato Donald no Brasil

Primeira Aparição do Pato Donald no Brasil


Como muitos sabem o personagem Pato Donald foi criado por Walt Disney e teve sua primeira aparição no desenho animado chamado "The Wise Little Hen", em 1934, e somente em 1935 teve suas histórias adaptadas aos quadrinhos.

No Brasil ao contrário do que muitos pesquisadores e conhecedores pensavam, o personagem não foi publicado pela primeira vez em junho de 1937 pela revista Mirim #07, mas um pouco mais cedo pelas páginas de uma edição do Suplemento Juvenil.

Porém antes vamos anteceder todo este conhecimento, com um comunicado muito importante que foi publicado na edição #177 do Suplemento Juvenil, onde a editora declarava com orgulho os direitos de publicação da série Disney chamada "Sinfonia Singular", em que apresentava histórias de personagens então pouco conhecido ao público brasileiro.

O primeiro capítulo da Sinfonia Singular ocorreu na edição #178 com a história do "Reino da Docelândia", contendo ao todo exatos 12 capítulos, todos sempre publicados às terças-feiras. Seguindo a série, tivemos as "Aventuras do Elefante Bolinha" iniciando na edição #211, com 12 capítulos, sendo o último publicado na edição #237. A terceira série foi dos 3 Porquinhos, mas traduzidos pela editora como "Os 3 Leitãozinhos", este se iniciou na edição 238, com 29 capítulos ao todo, se encerrando na edição 312. 

OBS: A editora como era de costume nos anos 30 e 40, erro editorial se tornou presente na edição #310 onde publicou o capítulo dos 3 Leitãozinho como sendo o 26º, mas que na verdade o correto seria 27º, mas que foi logo corrigido na edição #312 descrevendo a sequencia corretamente.  

Outros títulos da série Sinfonia Singular foram apresentados com histórias completas como Os "3 Gatinhos" (Suplemento Juvenil #195), Tubarão Serrote (Suplemento Juvenil #237), entre outros, inclusive o Pato Donald, que teve sua estréia com uma história completa.

A primeira publicação do Pato Donal ocorreu na revista Suplemento Juvenil #312, uma edição especial denominada na capa como Edição Maravilhosa, com 100 páginas, a revista mostrava muitos personagens, incluindo as aventuras do simpático pato Fernandinho, que foi simplesmente a adaptação aos quadrinhos do seu primeiro desenho animado.

É importante deixar registrado que a editora, supostamente, não reconheceu o personagem como realmente o Pato Donald, porque na mesma edição, algumas páginas posteriores, concluindo as histórias dos 3 Leitãozinhos, publicou-se um chamado em um quadro final avisando que na próxima edição teríamos aventuras do Pato Donald e este com o visual mais clássico em que todos estamos acostumados, também sempre às terças-feiras.

OBS: A edição especial Maravilhosa da edição 351 publicou uma outra história clássica do Pato Donald como nome de Fernandinho, também com o visual antecedente ao tradicional, dando sinais de que realmente não reconheciam que eram o mesmo personagem.




 
O conteúdo deste site é exclusivamente informativo, não tem fins lucrativos. Seu objetivo é servir como fonte de pesquisa para todo o público interessado. Respeitamos e sempre fazemos referência aos direitos autorais dos criadores dos Personagens, das Editoras e dos Artistas. Copyright © | Enciclopédia HQ 2013 | Todos os Direitos Reservados