Tintin Semanal
___________________________________________________________________________
Publicado em 1968. Lançado em formato 19 x 27,5 cm, com media de 28 páginas coloridas cada edição. Distribuição semanal.
Tintim (no original em francês, Les aventures de Tintin) foi criado pelo autor belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé, em 1929.
O herói é o personagem epônimo Tintim, um jovem repórter e viajante belga. Ele é auxiliado em suas aventuras desde o início por seu fiel cão Milu (Milou, em francês). Os dois apareceram pela primeira vez em 10 de janeiro de 1929, no Le Petit Vingtième, um suplemento do jornal Le Vingtième Siècle destinado ao público infantil. Mais tarde, o elenco foi expandido com a adição do Capitão Haddock, entre outros personagens.
Tintim é, ao lado de Asterix, o personagem europeu mais famoso de todos os tempos, com vendagem impressionantes deste o seu lançamento, seus álbuns são admirados em diversos países, inclusive no Brasil.
A editora Flamboyant iniciou a publicação do personagem no país, com uma coleção de apenas 12 álbuns publicados, a editora não teve o cuidado de publicar em ordem cronológica, as lombadas das revistas eram de tecidos.
A editora Flamboyant iniciou a publicação do personagem no país, com uma coleção de apenas 12 álbuns publicados, a editora não teve o cuidado de publicar em ordem cronológica, as lombadas das revistas eram de tecidos.
A editora Bruguera continuou com a publicação do personagem no país com a coleção Tintin Semanal, onde além do herói título, foram apresentados outros personagens interessantes, contendo 26 edições publicadas no total. A coleção seguiu o mesmo padrão da lançada em Portugal, porém esta última teve centenas de edições publicadas, enquanto que a brasileira apenas 26 lançadas.
A editora Record assumiu, em 1970, o título, porém desta vez publicando os álbuns em seu formato original, semelhante ao europeu. Para os fãs mais assíduos, a editora lançou simultaneamente edições em capas duras.
A editora mais recente a publicar material de Tintim no Brasil foi a Companhia das Letras, lançando todos os 24 álbuns oficiais do personagem, porém o leitor que tiver as coleções pelas duas editoras poderá notar algumas diferenças, principalmente no volume Tintim no País do Ouro Negro.
Já Tintim e o Lago dos Tubarões que foi lançado no Brasil pela Record, não foi republicado pela Companhia das Letras.
Depois de 80 anos e há décadas sem uma aventura inédita, Tintim permanece um personagem extremamente popular no mundo inteiro, e as aventuras do jornalista continuam a despertar o interesse de milhares de fãs.
Galeria de Capas:
Edições 006 ao 010