Mandrake - O Mágico (Extra Seleção)
_____________________________________________________________________
Foi publicado entre 1971 e 1972. Foram lançadas 02 edições em formatinho, com média de 288 páginas em preto e branco. Distribuição especial.
Mandrake foi criado por Lee Falk em junho de 1934, encarregando ao desenhista Phil Daves os traços de suas histórias. O personagem foi inspirado em Leon Mandrake, um ilusionista dos anos 20 que se aparentava igual ao herói, com uma cartola, capa de seda escarlate e bigode. Foi o suficiente para Daves criar o personagem.
Mandrake é um ilusionista que se vale de uma impossível técnica de hipnose instantânea, aplicada com os olhos e gestos das mãos, e de poderes telepatas. Quando executa seu gesto hipnótico, a arma do vilão se transformava em um buquê de rosas ou numa pomba, por exemplo. Sua noiva, a princesa Narda de Cockaigne, fictício reino na Europa oriental, e seu companheiro inseparável, Lothar, gigante príncipe africano que abandonou sua tribo para acompanhar o mágico e surrar os bandidos com sua força, são os personagens mais constantes nas histórias. Lothar, provavelmente, foi o primeiro personagem negro nas histórias em quadrinhos, mesmo que de uma forma caricata, usando roupas de pele e um chapéu típico turco.
No Brasil o personagem teve sua estréia no ano seguinte à sua criação nos quadrinhos. Isso aconteceu nas páginas da edição 101 da revista Suplemento Juvenil, de 1935.
Entre 1935 e 1953, o personagem não teve título próprio, mas isso não impediu de ser destaque nas revistas em que publicavam suas histórias, como Mirim, Gibi, Gibi Mensal, Biblioteca Mirim, Globo Juvenil, este último contribuiu demais para a popularização do personagem em nosso país, mas foi na revista Gibi, mais precisamente na sua última fase com o título de "Novo Gibi" que o personagem teve seu grande destaque e, consequentemente, sua passagem para as revistas próprias.
Sua fase pela editora Saber foi simultânea à publicação pela editora RGE, esta última com muito mais direitos, fama e volumes que a primeira, mas nem por isso que a editora Saber deixou de lançar uma bela coleção. Com foco nas tiras diárias do personagem, a editora conseguiu publicar uma sequência importante em nosso país, que foi inicialmente mostrada nas páginas da revista Suplemento Juvenil, algumas até a própria RGE lançou, mas não cronologicamente como a Saber o fez, estas mesmas histórias foram apresentadas posteriormente na bela coleção Mandrake Coleção, da editora Globo.
A editora Saber ainda publicou duas edições extras reunindo algumas das melhores histórias que saíram na série regulares.