Almanaque Disney
_____________________________________________________________________
Publicada entre dezembro de 1970 e agosto de 2005. Foram lançadas 372 edições em formatinho com média de 130 páginas coloridas cada edição. Distribuição mensal.
Almanaque Disney é um dos títulos mais importantes que a editora Abril já publicou por diversos motivos, mas o principal é que conseguiu reunir diversidades em suas revistas, pois ao contrário do que os leitores estavam acostumados, não foi apresentadas somente histórias dos personagens tradicionais da Disney como Pato Donald, Tio Patinhas, Mickey entre outros, mas também foram incorporados personagens clássicos que fizeram sucesso no cinema e seriados, como Branca de Neve, Zorro, Bela e a Fera, Cinderela e muitos outros com histórias originais e inéditas, até então muito pouco explorado em nosso país.
A coleção durou décadas e com isso passou por 7 transformações, alterando desde as histórias publicadas nas revistas até seu formato e design do título.
A primeira fase durou entre entre as edições 01 até 113 (1970 até 1980), esta fase foi importantíssima pois muitos personagens diversificados foram apresentados, alguns poucos conhecidos, eram publicados.
A segunda fase foi entre as edições 114 e 206 (1980 até 1980), com o design do título alterado, foi a época que mais se dedicou ao universo dos personagens tradicionais, como os patos, Mickey entre outros, deixando pouco espaço aos outros personagens.
A terceira fase foi entre as edições 207 e 327 (1988 até 1998), o título muda novamente de formato, esta foi considerada por muitos uma das melhores épocas da coleção, assim como a primeira, pois o título nesta fase retoma às publicações dedicadas aos personagens de desenhos animados, e outros considerados secundários no universo Disney, como Banzé, Havita, Lobão entre outros. As capas ao contrária da segunda fase, eram quase todas voltadas aos personagens de desenho animado.
A quarta fase foi entre as edições 328 e 335 (1998 até 1999) foi a fase mais curta, onde se notava o enfraquecimento das revistas disney em nosso país, apesar das publicações ainda continuarem nos padrões da anterior, esta época se desconfiava da continuidade dos materiais em nosso país.
A quinta fase foi entre as edições 336 e 350 (2000 até 2003), considerada a pior da coleção, pois depois de quase 1 ano de hiato, o título retorna bimestral e em sua maioria com republicações, pouquíssimas foram as histórias inéditas apresentadas, e foram todas fracas.
A sexta fase foi entre as edições 351 e 356 (2003 até 2004) curtíssima, apesar das belas capas, esta em nada se modificou da anterior, com reprises, as histórias eram exploradas com temáticas históricas, apesar de também publicar os personagens secundários, mas já demonstrava sinais de enfraquecimento em sua publicação.
A sétima e última fase foi entre as edições 357 e 372 (2004 até 2005), nesta época a editora conseguiu publicar as edições mensalmente, e trouxe mais histórias inéditas, apesar das republicações ainda dominarem as revistas.
O cancelamento do título foi proporcionado para lançar um outro, mais economicamente viável, foi com "Aventuras Disney", que substituiu este que foi uma grande marca histórica dos quadrinhos disney em nosso país.
Fonte: Colisota (Fórum Nacional para Fãs dos Quadrinhos Disney), baseado nos textos do administrado do fórum T_thiago.
Galeria de Capas: