Encadernações Especiais
|
________________________________________________
A editora Codecri foi fundada em 1968, no Rio de Janeiro. O nome da editora foi criado pelo cartunista Henfil, sendo um acrônimo de "Companhia (ou Comitê) de Defesa do Crioléu".
A editora foi totalmente voltada ao segmento de humor, mas nunca deixando de lado as críticas aos acontecimentos da época, principalmente as políticas, muitos nomes que faziam parte da revista "O Pasquim" se juntaram nesta nova empreitada, como os cartunistas e jornalistas Jaguar, Tarso de Castro, Martha Alencar, Fortuna, Henfil, Millôr, Ziraldo, Ciça, Nani, Zélio Alves Pinto (irmão do Ziraldo), Claudius, Juarez Machado, Redi, Ique, Sérgio Cabral, Sérgio Augusto, Newton Carlos, Ivan Lessa, Fausto Wolf, Paulo Francis e Alberto Dines, entre outros, sejam como sócios ou colaboradores.
A editora teve muitos problemas em publicar suas obras na época da ditadura, onde era de todas as formas impossibilitada de lançar seus materiais, porém isso não impediu de muitos clássicos serem publicados como os títulos "Fradim", "O BIcho", "O Pato", e muitas obras importantes para nossa história.