Edição do Globo Juvenil
_____________________________________________________________________
Publicada entre maio de 1939 e maio de 1940. Foram lançadas 04 em formato 09 x 11 cm, com média de 550 páginas em preto e branco. Distribuição especial.
No final da década 30 algumas editoras começaram a lançar coleções muito incomuns, denominadas popularmente de "tijolinhos". Esse apelido é devido ao pequeno formato das revistas, que são do tamanho da palma da mão e por serem volumosos, com mais de 350 páginas cada edição.
Muitas editoras aderiram ao formato porém três coleções se destacaram, como:
Edições de Globo Juvenil, da editora O Globo, com apenas quatro edições publicadas, entre 1939 e 1940, foi a pioneira do formato.
Coleção Gibi, da editora RGE, que inicialmente foi anunciada como "Edições do Globo Juvenil", mas para não ser confundida com a coleção lançada anteriormente, a publicação ficou mesmo como "Coleção Gibi". Publicada entre 1940 até 1951, o título foi interrompido em 1943, tendo um grande hiato até ser retomado somente em 1948, durando 32 edições.
Biblioteca Mirim, da editora Grandes Consórcios Suplemento Nacional, foi a grande concorrente de Coleção Gibi, publicada até 1943, a coleção teve 31 edições.
Os tijolinhos das três editoras não foram histórias em quadrinhos propriamente ditos, mas textos com figuras ilustrativas, as coleções eram bem diversificadas, com títulos de famosos personagens pulps como Fantasma, O Sombra, Mandrake, Tim e Tok, Flash Gordon, além de muitos outros, com destaques também para os personagens Disney que começaram a se mostrar para o nosso mercado a partir desta época, até se firmarem de vez na década de 50 pela editora Abril.
Segue abaixo a relação das edições publicadas pela coleção Edição do Globo Juvenil:
Edição 01 - Robin Hood Contra Martin Normando
Edição 02 - O Livro do Fantasma Voador
Edição 03 - Radio patrulha
Edição 04 - Dick James contra Brocco, o Moderno Bucaneiro