Artistas - Alex Raymond

Alex Raymond (1909-1956)

________________________________________________




Alexandre Gillespie, mas popularmente conhecido como Alex Raymond, nasceu em New Rochelle, Nova York, no ano de 1909, e somente em 1930 teria seu primeiro contato como um artista profissional. Isso ocorreu graças a sua introdução à famosa equipe King Features Syndicate, onde com os anos iria criar alguns dos personagens mais marcantes da história dos quadrinhos.

Raymond teve diversas influências em sua vida artística, entre eles estão nomes famosos como Matt Clark, Franklin Booth e John La Gatta. Em 1933 a King Features lhe atribuiu o trabalho de criar um personagem que pudesse competir no mercado americano com o famoso Dick Tracy, foi então que ele produziu artisticamente o "Agente Sexreto X-9", o famoso espião que daria ao artista o inicio do talento e fama que percorreria por toda a sua vida.

Com o sucesso de sua primeira criação para a editora, outro pedido lhe foi solicitado, desta vez uma criação para competir com Buck Rogers do Século 25, foi então que no final de 1933 o desenhista criou um dos personagens mais espetaculares de todos os tempos da história em quadrinhos, com visual epicamente suntuoso, "nasceu" Flash Gordon. Foi nesta criação que Raymond conseguiu atingir o auge do seu talento visual, definitivamente inspirado, seus traços foram praticamente perfeitos e genialmente modernos, de forma a imortalizá-lo como um dos maiores desenhistas de todos os tempos, e claro, Flash Gordon teve um retorno magnífico que superou (de longe) Buck Rogers.

Durante a publicação de Flash Gordon, Raymond estreou o personagem Jungle Jim (No Brasil conhecido como Jim das Selvas), com roteiros de Don Moore, o mesmo que inicialmente escreveu Flash Gordon, teve muita audiência em suas tiras.

Com personagens marcantes e seu nome já carimbado na indústria dos quadrinhos, Alex ainda teve tempo para sua última e não menos importante criação, Rip Kirby (conhecido em nosso país como Nick Holmes), foi criado em 1946, mostrando as aventuras do famoso detetive. O título teve fundamental importância, pois foi a reintrodução do artista aos quadrinhos após sua atividade militar na Segunda Guerra Mundial.

Alex Raymond recebeu um Prêmio Reuben da Sociedade Nacional de Cartunistas em 1949 por seu trabalho em Rip Kirby, e mais tarde serviu como presidente da Sociedade em 1950 e 1951. Postumamente ele foi introduzido no Will Eisner Comic Book Hall of Fame em 1996.

Em 06 de setembro de 1956, Raymond foi morto em um acidente de automóvel em Westport Connecticut. Infelizmente com a morte precoce, o mundo perdeu um dos mais brilhantes artistas, mas que nesta curta vida profissional conseguiu reinventar e modernizar os quadrinhos que mesmo nos tempo atuais não ficaram ultrapassados, pelo contrário, ainda é (e sempre será) referência para os todos os artistas e leitores.

Segue abaixo a relação dos personagens, em ordem cronológica, que foram criados por Alex Raymond e teve sua participação nos trabalhos desenvolvidos:

- Secret Agent X-9 (com o escritor Dashiell Hammett , 1934-1935)
- Flash Gordon (com o escritor Don Moore, 1934-1943)
- Jungle Jim (com o escritor Don Moore, 1934-1944)
- Rip Kirby (com o escritor Ward Greene, 1946-1956; com o escritor Fred Dickenson, 1956)
 
O conteúdo deste site é exclusivamente informativo, não tem fins lucrativos. Seu objetivo é servir como fonte de pesquisa para todo o público interessado. Respeitamos e sempre fazemos referência aos direitos autorais dos criadores dos Personagens, das Editoras e dos Artistas. Copyright © | Enciclopédia HQ 2013 | Todos os Direitos Reservados