Recruta Zero
_____________________________________________________________________
Publicada entre 1962 e dezembro de 1986. Foram lançadas 292 edições em formato Americano e formatinho. Distribuição Mensal.
Recruta Zero (nome original Beetle Bailey) é uma personagem de quadrinhos e desenho animado criado por Mort Walker. Embora tenha se consagrado como soldado, Recruta Zero nasceu como um estudante universitário (aluno da Universidade Rockview), que já aparecia em seus primórdios com os olhos cobertos por um chapéu; hoje, seus olhos são em geral tapados por um boné ou por um capacete, deixando-o com uma aparência inconfundível. A tira nunca teve sucesso – até que seu criador teve a ideia de alistá-lo no Exército dos Estados Unidos, em 1951. Mort Walker queria aproveitar a onda de nacionalismo gerada pela Guerra da Coréia, no que obteve sucesso estrondoso: cerca de 100 jornais americanos compraram os direitos de divulgação do Recruta Zero; muitos deles exibem religiosamente as tiras até o presente.
No Brasil, o personagem estreiou em 1952, na revista "Mão Negra", com o nome de "Recruta 23". A revista do Recruta Zero foi publicada durante os anos 60, 70 e 80 pela Rio Gráfica Editora, que adquiriu e tomou o nome da Editora Globo. Também foi publicada pela Editora Saber, sob o título 'Zé, o Soldado Raso', entre 1970 e 1973. Depois destas publicações, o personagem não teve nenhum lançamento grandioso no Brasil, somente em 2012, quando é lançada uma nova revista mensal em formatinho pelo selo Pixel Media, da Ediouro Publicações, além das tiras do Recruta Zero, são também Hagar, o Horrível de Dik Browne, Zezé & Cia entre outras criações de Walker e Browne.
Atualmente, o personagem é publicado no Brasil por vários jornais, como "O Globo", "O Estado de S. Paulo" (desde 1991), "A Tarde", "A Gazeta" (de Vitória), "Zero Hora", "O Estado de Minas", "Diário do Nordeste", "Diário de Pernambuco" e "Jornal de Brasília". Volta e meia é publicado em formato de livro de bolso pela gaúcha L&PM.
Galeria de Capas: