Targo - 1ª Série (Outubro/Taika)

Targo - 1ª Série

_____________________________________________________________________



Publicada entre 1962 e 1966 (pela editora Outubro) e entre 1966 e 1968 (pela editora Taika). Foram lançadas 41 edições em formato americano, com média de 32 páginas em preto e branco cada edição. Distribuição sem periodicidade.

Targo foi uma criação conjunto de alguns artistas e editores, seu nome foi batizado por Gedeone Malagola. A inspiração pela criação do personagem foi devido ao sucesso que o herói americano Tarzan fazia no mercado nacional e a editora queria aproveitar essa onde e criar um herói nacional parecido.

Targo era um órfão que sobreviveu de um acidente de avião na Floresta Amazônica (mais precisamente na fronteira do Estado do Amazonas com o Peru) e foi criado por índios apocajés, o personagem teve histórias produzidas por artistas como Helena Fonseca, Jayme Cortez, Gedeone Malagola, Nico Rosso e Rodolfo Zalla.

O título teve seus roteiros quase sempre escritos por Helena Fonseca e Francisco de Assis, mas houveram outros escritores, e todos tentavam imprimir no herói alguma característica brasileira, onde Targo, às vezes, estava no Planalto Central, e, às vezes, na floresta Amazônica.

Targo teve sua publicação até a edição 24 pela editora Outubro, em 1966, e no mesmo ano a nova editora vriada, Taika, continuou a coleção a partir da edição 25 e assim foi até a edição 41 que seria a última do personagem.

Pela fase da Taika, destacam-se os desenhos de Rodolfo Zalla, que de acordo com o mesmo, a revista tinha a intenção de conquistar os leitores de Tarzan, que, na hora de comprar, poderiam confundir os nomes, já que ambos começaram por TAR. Uma jogada de marketing que, pelo visto, deu certo, pois o personagem acabou fazendo sucesso e permanecido nas bancas por muito tempo.

A Taika ainda lançou alguns almanaques do personagem reprisando algumas histórias que tiveram destaques e entre 1973 e 1974 publicou uma curta segunda série de Targo, durando apenas 7 edições.

Contribua com o Enciclopédia HQ:

A coleção está incompleta, faltam as capas da edição 04,06 e 16, se alguém tive e puder enviar para o site daremos o devido reconhecimento. É só entrar em contato pelo site ou enviar diretamente para o email: enciclopediahq@gmail.com. Contamos com sua ajuda.



 Galeria de Capas:

Edições 001 ao 005
______________________



Edições 006 ao 010
______________________



Edições 011 ao 015
______________________



Edições 016 ao 020
______________________



Edições 021 ao 025
______________________



Edições 026 ao 030
______________________



Edições 031 ao 035
______________________



Edições 036 ao 040
______________________



Edições 041
______________________



Retornar ao Menu da editora Taika      Retornar ao Menu da editora Outubro
 
O conteúdo deste site é exclusivamente informativo, não tem fins lucrativos. Seu objetivo é servir como fonte de pesquisa para todo o público interessado. Respeitamos e sempre fazemos referência aos direitos autorais dos criadores dos Personagens, das Editoras e dos Artistas. Copyright © | Enciclopédia HQ 2013 | Todos os Direitos Reservados