Conan, O Bárbaro
_____________________________________________________________________
Publicada entre Maio de 1992 e Março de 1997. Foram lançadas 59 edições em formatinho, com média de 84 páginas coloridas. Distribuição Mensal.
Conan da Cimeria foi criado pelo escritor texano Robert E. Howard em 1932, fez sua primeira aparição na revista pulp Weird Tales no conto chamado "The Phoenix on the Sword" (em português, A Fênix na Espada). Howard escreveu mais dezenove histórias e um romance protagonizados pelo personagem (três dos contos só publicados após sua morte), sendo que outros escritores de renome também criaram histórias de Conan ou reescreveram contos, a partir de sinopses e fragmentos originais após 1936, ano em que Howard se suicidou. Dentre esses recuperadores e continuadores da obra de Howard se destacam L. Sprague de Camp e Lin Carter.
Nos quadrinhos Conan estreou em Outubro de 1970 pela editora americana Marvel, em seu próprio título, Conan The Barbarian, com o sucesso e popularidade alcançados, outros títulos foram criados pela editora como Savage Sword of Conan, este último inspirou o título no Brasil Espada Selvagem de Conan. O personagem teve suas publicações pela Marvel até o ano 2000, pois a partir de 2003 os direitos de publicações do herói foram transferidos à editora Dark Horse, onde atualmente publica suas histórias.
No Brasil o herói teve uma estréia parecida com a americana, em seu próprio título, Conan O Bárbaro pela editora Minami e Cunha em 1972, mas foram apenas 03 edições lançadas. O herói passou por mais três editoras, também com poucas publicações até ser lançado pela editora Abril, onde teria sua maior e mais brilhante fase no Brasil.
Sua estréia pela Abril foi no título Espada Selvagem de Conan e o sucesso imediato iria ocasionar no decorrer das décadas o lançamento de outros 15 novos títulos e participações em diversos outros títulos da editora. A série Espada Selvagem foi um lançamento ousado da Abril na época, lançando em um formato Magazine, onde eram publicados somente quadrinhos em formatinho e histórias em preto e branco. O diferencial desta série, à primeira vista, já começa nas capas, são verdadeiras obras de arte, algumas, sem medo de exagerar, poderiam ser emolduradas na parede de tão belas.
As publicações em formatinho, foram lançadas paralelamente ao Espada Selvagem, com o propósito de popularizar o personagem aos outros públicos, principalmente os que compravam somente os formatos menores, além das histórias serem totalmente coloridas. A proposta do título foi lançar histórias inéditas da série americana Conan The Barbarian, mas histórias de personagens secundários como Kull e Sonja também eram publicados, além de histórias clássicas reprisadas, mas desta vez coloridas.
Com o cancelamento do título nos EUA, a editora Abril cancelou o título também aqui no Brasil e publicando somente o Espada Selvagem, pelo motivo maior: a escassez de novas histórias.
Galeria de Capas:
Edições 001 ao 005