Editora O Cruzeiro (Menu)


Encadernações Especiais
                      
_________________________________________________


A Editora foi fundada em 1941. O nome deu origem graças à revista O Cruzeiro, do grupo Diários Associados de Assis Chateaubriand, lançada em 1928.

Assis Chateaubriand tinha o desejo, desde a década de 30, de lançar revistas em quadrinhos, principalmente depois de acompanhar o sucesso de Roberto Marinho pelos Suplementos Globo Juvenil, Gibi, entre outros e Aizen por suas publicações com Suplemento Juvenil, Mirim, etc. Em 1938 o jornalista registrou o nome Gury, mas lançada dois anos depois de seu registro. A grande inovação, para se destacar dos grandes concorrentes citados acima foi a revista ser a primeira publicação de quadrinhos no país impressa em quatro cores.

Muitos títulos importantes foram publicados pela editora como Luluzinha, Bolinha, Dennis o Pimentinha, Gasparzinho, Heróis da TV (personagens de Hanna Barbera), Homem no Espaço (revista protagonizada por Adam Strange da DC Comics, na época chamado de Joe Cometa), além de Combate, Turma do Pererê de Ziraldo entre muitos outros.

A editora encerrou suas atividades em 1975.

 
O conteúdo deste site é exclusivamente informativo, não tem fins lucrativos. Seu objetivo é servir como fonte de pesquisa para todo o público interessado. Respeitamos e sempre fazemos referência aos direitos autorais dos criadores dos Personagens, das Editoras e dos Artistas. Copyright © | Enciclopédia HQ 2013 | Todos os Direitos Reservados