Editora Grande Consórcio de Suplementos Nacionais (GCSN)


Encadernações Especiais
   
_________________________________________________

  Apesar do nome grandiloquente, foi uma editora modesta fundada por Adolfo Aizen na década de 1930. Publicou títulos como o “Suplemento Juvenil”, “O Lobinho” e “Mirim”. Apesar de hoje legendárias, várias dessas publicações (como o “Mirim”) raramente eram prioridade dos colecionadores veteranos, que concentravam seus esforços na aquisição das publicações do concorrente O Globo de Roberto Marinho (“Gibi”, “Globo Juvenil” etc.). Isso porque, ao contrário de outras editoras, as revistas do Consórcio tinham, em sua maioria, papel de má qualidade, impressão falha e péssimo colorido. 

(Fonte: O texto acima foi extraído do livro A Guerra dos Gibis de Gonçalo Junior Antônio Luiz Ribeiro)

A editora de Aizen colaborou muito para o desenvolvimento dos quadrinhos no Brasil, introduziu ao nosso mercado personagens mundialmente importantes como Batman (na revista O Lobinho), Mandrake, Tarzan, Flash Gordon (todas na revista Suplemento Juvenil), Pato Donald (na revista Mirim), entre muitos outros ícones que são eternos neste universo, sem contar na importância que esta pequena editora, situada numa pequena sala no primeiro andar de um edifício da rua Treze de Maio, no centro do Rio, teria para a transição e criação de uma das maiores editoras de todos os tempos no Brasil, a Ebal.
 
O conteúdo deste site é exclusivamente informativo, não tem fins lucrativos. Seu objetivo é servir como fonte de pesquisa para todo o público interessado. Respeitamos e sempre fazemos referência aos direitos autorais dos criadores dos Personagens, das Editoras e dos Artistas. Copyright © | Enciclopédia HQ 2013 | Todos os Direitos Reservados