_________________________________________________
A Editora Brasil-América, mais conhecida pelo acrônimo Ebal, foi uma das mais importantes editoras de história em quadrinhosdo Brasil. Fundada em 18 de maio de 1945 por Adolfo Aizen, o "Pai das Histórias em Quadrinhos do Brasil", foi de extrema importância por difundir o gênero no país. Em seu período áureo, a editora era dirigida, também, por Paulo Adolfo Aizen e Naumin Aizen, ambos filhos de Adolfo Aizen, bem como pelo jornalista Fernando Albagli.
A revista foi publicada em parceria com a editora argentina Editorial Abril de Cesar Civita (irmão do jornalista Victor Civita), Civita possuia a licença dos personagens Disney e uma moderna impressora colorida, anos mais tarde (1950), o irmão de Cesar, Victor fundaria a Editora Primavera (atual Editora Abril).
O primeiro título sem o auxilio da editora argentina foi O Heroi (sem acento mesmo), trazendo a princípio histórias de aventura da Fiction House (editora que publicou os heróis das selvas: Sheena, a rainha das selvas, Kaanga (traduzido para Kionga), Tabu, entre outros) além de Edição Maravilhosa (versão brasileira das revista Classics Illustrated e Classic Comics)que trazia adaptações de clássicos da literatura.
A publicação já era um tremendo sucesso quando a editora lançou seu título mais longevo com um único super herói: Superman, publicado de novembro de 1947 até outubro de1983.
A Ebal lançaria no Brasil vários autores estrangeiros, como Alex Raymond (Flash Gordon), Lee Falk (O Fantasma), Walt Disney (em Seleções Coloridas), Hal Foster (Príncipe Valente), e Chester Gould (Dick Tracy), além das publicações da DC e posteriormente da Marvel Comics.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/EBAL