Editora Abril (Menu)



_________________________________________________

Editora Abril é uma editora brasileira, sediada na cidade de São Paulo, parte integrante do Grupo AbrilEntre 1936 e 1938, Cesar Civita um Italkim (um judeu italiano), trabalhou na Arnoldo Mondadori Editore da Itália, editora que publicava histórias em quadrinhos da Disney. Na editora, Civita foi gerente geral. Apesar de ter nascido em Nova York, Civita cresceu em Milão, em 1938. Com o avanço do fascismo, Civita resolve se mudar com a esposa os três filhos para a Nova York, em 1941. Se muda para Buenos Aires na Argentina. Lá funda a Editorial Abril, lá publica vários títulos de história em quadrinhos de autores como Hugo Pratt, Mario Faustinelli, Alberto Ongaro, Ivo Pavone, Héctor Oesterheld, Alberto Breccia, Dino Battaglia, e Paul Campani, além dos quadrinhos da Disney (de quem alías era o representante na América Latina).

Em 1949, o irmão de Cesar, Victor se muda para o Brasil, em maio do ano seguinte funda Editora Primavera, seu primeiro título é a revista Raio Vermelho, uma revista em quadrinhos com títulos de origem italiana, a revista não faz muito sucesso, em julho do mesmo ano, lança já com o nome de Editora Abril. Sua primeira publicação foi a revista em quadrinhos O Pato DonaldEm 1952, a Abril lançou a versão nacional para Mickey, outro sucesso mundial dos quadrinhos e no início da década a Abril lançou a revista em quadrinhos Zé Carioca, a primeira com conteúdo totalmente produzido pela Abril e, posteriormente, exportado para outros países. 

A partir do inicio da década de 80 até 2002, a editora simplesmente dominou o mercado dos quadrinhos de todos os segmentos, mas em particular o dos super-heróis, além dos incontáveis materiais da Disney, as revistas da Turma da Mônica a editora perdeu o direito para a Globo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Editora_Abril
www.abril.com.br
 
O conteúdo deste site é exclusivamente informativo, não tem fins lucrativos. Seu objetivo é servir como fonte de pesquisa para todo o público interessado. Respeitamos e sempre fazemos referência aos direitos autorais dos criadores dos Personagens, das Editoras e dos Artistas. Copyright © | Enciclopédia HQ 2013 | Todos os Direitos Reservados