Batman - Cavaleiro das Trevas (3ª Edição)

Batman - Cavaleiro das Trevas (3ª Edição)

_____________________________________________________________________



Publicada em Março de 2002. Foram lançadas 02 edições em formato Americano, com 100 páginas coloridas cada edição. Distribuição Quinzenal.

Batman - O Cavaleiro das Trevas foi publicada em 1986. A publicação foi escrita e desenhada por Frank Miller, fazendo sua fama mundialmente e trazendo novos olhares sobre Batman e principalmente sobre a indústria dos quadrinhos.

A história é situada em um futuro alternativo do Universo DC, então não é considerada definitiva. Entretanto, certos elementos do conto de Miller acabariam aparecendo nas páginas da DC, mais notavelmente o pano-de-fundo da série. Por exemplo, o Batman de Miller é atormentado pela morte do segundo Robin, acontecimento que seria incorporado mais tarde com a morte de Jason Todd, assim como a explicação de Miller de como o Arqueiro Verde perdeu um braço (embora aqui a continuidade tenha sido ligeiramente desviada).

Quando de sua publicação, O Cavaleiro das Trevas chamou a atenção de toda a indústria de quadrinhos. Esta obra ajudou a introduzir uma era de quadrinhos adultos no mundo fantasioso dos super-heróis, chamando a atenção da mídia para um gênero que até então era considerado entretenimento infantil. Até o formato do impresso era especial, diferente dos usados na época.

Considera-se que esta história, assim com Watchmen, de Alan Moore (publicada no mesmo ano) e Maus, de Art Spiegelman (1988), teriam ajudado a elevar o universo das HQs a um nível mais maduro de literatura, o qual se distanciaria dos "quadrinhos para crianças". Essas histórias motivaram as empresas de quadrinhos a investir em temas adultos e escritores alternativos. Personagens foram remodelados e a superficialidade começava a sumir das prateleiras. Grandes obras posteriores surgiram, como Asilo Arkham e Sandman, e personagens banais como o Homem-Animal, se tornaram palco para análises psicológicas e filosofia. Autores como Neil Gaiman ou o próprio Frank Miller se tornaram escritores e diretores de cinema.

A Minissérie ficou em segundo lugar no ranking da IGN das 25 melhores Graphic Novels lançadas sobre o Batman, perdendo o posto de primeiro lugar para Batman: Ano Um, também de autoria do próprio Frank Miller. O Cavaleiro das Trevas também ficou entre os primeiros lugares do título mais vendido de todos os tempos.

Este terceiro relançamento dos Cavaleiro das Trevas teve um lançamento diferente do segundo, não foi publicado no formato original em 4 edições, mas em duas edições de 100 páginas, a primeira capa é inédita, já a segunda foi publicada na republicação encadernada, de 1988, e 2ª edição, de 1997. O motivo desta republicação foi por causa do lançamento de Batman - Cavaleiros das Trevas 2.


 Galeria de Capas:


Edição 001
Março de 2002

Edição 002
Março de 2002





 
O conteúdo deste site é exclusivamente informativo, não tem fins lucrativos. Seu objetivo é servir como fonte de pesquisa para todo o público interessado. Respeitamos e sempre fazemos referência aos direitos autorais dos criadores dos Personagens, das Editoras e dos Artistas. Copyright © | Enciclopédia HQ 2013 | Todos os Direitos Reservados