Mônica (Abril) #001-100

Mônica

_____________________________________________________________________



Publicada entre maio de 1970 e dezembro de 1986. Foram lançadas 200 edições em formatinho, com 84 páginas coloridas. Distribuição mensal.

Mônica é uma personagem fictícia de histórias em quadrinhos brasileira, criada por Mauricio de Sousa em 1963 nas tiras de jornais de Cebolinha. Originalmente como coadjuvante, Mônica logo se tornou a principal personagem de Maurício junto com Cebolinha e passou a estrelar sua própria revista em 1970 publicada primeiro pela Editora Abril, depois pela editora Globo, onde teve sua maior popularidade e considerada a fase mais importante de todos os títulos Turma da Mônica e atualmente pela Editora Panini, onde os títulos recebem o tratamento primordial, similar da editora Globo

As revistas publicadas pela editora editora Abril são similares às lançadas pelas outras editoras, ou seja, um título mix de várias histórias da personagem principal e de muitos outros. A primeira edição foi publicada com o título "Mônica e sua Turma", sendo esta a edição mais desejada e valorizada de todos os títulos do Maurício de Souza. Nesta fase da editora Abril é importante pois podemos acompanhar a evolução da personagem, principalmente nos seus traços, desde o clássico até a modernização que é apresentada atualmente.

Mônica é vista como uma das personagens mais importantes na história dos quadrinhos brasileiros em diversas mídias. Em 2007, a personagem recebeu o título de embaixadora da UNICEF por sua contribuição de quase 50 anos na transmissão de "valores como a amizade, a importância da educação, da convivência familiar e comunitária." A Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, declarou que "Mônica ajudará o UNICEF a defender os direitos das crianças, usando uma linguagem que permitirá que as crianças entendam melhor seus direitos a educação, saúde, proteção e carinho".

Sinopse: Mônica é uma menina de sete anos que vive no Bairro do Limoeiro, local fictício que serve de cenário para a maioria das histórias que protagoniza. Ela vive com sua mãe Luísa Fernandes, uma dona de casa, e seu pai Sousa, que trabalha em uma companhia de negócios e tem sua aparência baseada no Mauricio de Sousa real. Quando foi criada, Mônica era irmã do personagem Zé Luis, mas na continuidade atual aboliu-se tal parentesco. Ela também tem um cachorro de estimação chamado Monicão, que divide diversas características físicas e comportamentais com sua dona. Monicão foi um presente de seus amigos Cebolinha e Cascão, numa tentativa frustrada de zombar da menina.

De gênio forte, Mônica não tem paciência para os apelidos que recebe das outras crianças por causa de sua aparência física e costuma responder a tais ações com sua extrema força bruta, muito superior à de uma menina de sua idade e até mesmo à de um ser humano comum. Mônica aplica tais "correções" em seus colegas com suas próprias mãos ou através de Sansão, um coelho azul de pelúcia que é muito querido por Mônica. Sansão é frequentemente roubado pelos meninos do bairro, que dão nós em suas orelhas para irritar a "dona da rua", título que ostenta e que é almejado por Cebolinha.

Apesar das provocações constantes que enfrenta, ela tem laços de amizade com a maioria das crianças do bairro, em especial com Magali, uma das poucas que não sofrem com o temperamento de Mônica. Normalmente geniosa, por vezes demonstra um comportamento mais dócil e feminino, e frequentemente se apaixona pelos meninos mais bonitos do bairro. Ela se mostra mais controlada e romântica quando adolescente em Turma da Mônica Jovem, mas em alguns momentos ainda deixa seu lado violento aflorar. Ela também nutre uma paixão correspondida por Cebola, com quem tanto brigava na infância.


 Galeria de Capas:

Edições 001 ao 005
______________________



Edições 006 ao 010
______________________



Edições 011 ao 015
______________________



Edições 016 ao 020
______________________



Edições 021 ao 025
______________________



Edições 026 ao 030
______________________



Edições 031 ao 035
______________________



Edições 036 ao 040
______________________



Edições 041 ao 045
______________________



Edições 046 ao 050
______________________



Edições 051 ao 055
______________________



Edições 056 ao 060
______________________



Edições 061 ao 065
______________________



Edições 066 ao 070
______________________



Edições 071 ao 075
______________________



Edições 076 ao 080
______________________



Edições 081 ao 085
______________________



Edições 086 ao 090
______________________



Edições 091 ao 095
______________________



Edições 096 ao 100
______________________


Retornar ao Menu   #001-100   #101-200

 
O conteúdo deste site é exclusivamente informativo, não tem fins lucrativos. Seu objetivo é servir como fonte de pesquisa para todo o público interessado. Respeitamos e sempre fazemos referência aos direitos autorais dos criadores dos Personagens, das Editoras e dos Artistas. Copyright © | Enciclopédia HQ 2013 | Todos os Direitos Reservados