Editora L&PM

Encadernações Especiais
   
                                                             
_________________________________________________



L&PM Editores é uma editora de livros brasileira, localizada em Porto Alegre. Foi fundada em 1974, por Paulo de Almeida Lima (o L de L&PM) e Ivan Pinheiro Machado (o PM de L&PM).

No início, destacou-se pela sua posição de confronto com a ditadura militar e a publicação de alguns clássicos da resistência democrática nos anos 70. Seu primeiro lançamento trazia as tiras do personagem "Rango", símbolo da resistência à ditadura militar, criado por Edgar Vasques. No ano seguinte, em 1975, o político Paulo Brossard publicou o livro É hora de mudar, dando projeção em âmbito nacional para a L&PM.

Outros acontecimentos ajudaram a tornar a empresa conhecida fora do Rio Grande do Sul e um deles foi o lançamento de uma obra de Millôr Fernandes, primeiro autor de fora do estado a apostar na editora. Josué Guimarães, autor gaúcho que já era bastante conhecido, escolheu a nova editora para a publicação de É Tarde para Saber, um sucesso de vendas. Até mesmo Woody Allen, em 1979, rendeu lucro aos editores com a tradução de Cuca Fundida. Em 1981, a fama da L&PM aumentou com Luis Fernando Verissimo e O analista de Bagé, seu primeiro texto de destaque.

A maioria dos autores gaúchos com algum algum sucesso nacional nos últimos 30 anos foram publicados pela L&PM, entre eles, Tabajara Ruas, Mario Quintana, Caio Fernando Abreu, Martha Medeiros, Luiz Antonio de Assis Brasil e Moacyr Scliar. A exceção foi Lya Luft, que já era ligada a outra editora mas, mesmo assim, ela fez algumas traduções para a editora.

Na década de 1990, quando o cenário econômico era de recessão e as multinacionais invadiam o mercado editorial, a L&PM também esteve em baixa, atravessando sua pior fase. Nesse momento, em 1997, a editora iniciou o projeto da coleção L&PM Pocket, de livros de bolso. A boa idéia salvou a empresa da crise e corresponde, na atualidade, ao seu projeto mais importante. Possui atualmente a maior coleção de livros de bolso do Brasil, prevendo a publicação de 100 títulos ao ano e reúne um amplo painel de literatura clássica e moderna, brasileira e estrangeira, além de sub-séries de gastronomia, comportamento e saúde.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%26PM_Editores

 
O conteúdo deste site é exclusivamente informativo, não tem fins lucrativos. Seu objetivo é servir como fonte de pesquisa para todo o público interessado. Respeitamos e sempre fazemos referência aos direitos autorais dos criadores dos Personagens, das Editoras e dos Artistas. Copyright © | Enciclopédia HQ 2013 | Todos os Direitos Reservados