Personagens do Oeste

Personagens do Oeste

___________________________________________________________________________


Foi publicado entre Janeiro de 1975 e Janeiro de 1977. Foram lançadas 05 edições em formato Gigante (20,5 x 26,5cm) com 108 páginas em preto e branco.

Esta coleção, sempre lançada em Janeiro e Junho de cada ano, apresentou em cada edição uma história completa de um herói do faroeste.

Na primeira edição apresenta A vida de Billy the Kid - o mais famoso pistoleiro fora-da-lei de sua época. Billy the Kid representa um tipo de fora-da-lei bem comum, e no entanto, bem singular. Utiliza o homicídio para o que necessita, não por ser o extremo recurso, mas o mais simples. Todos os que tiveram contato com ele se impressionaram com sua gentileza. Cometeu seu primeiro homicídio aos 17 anos. Morreu aos 21 anos e a lenda lhe atribui 21 homicídios. 

Na segunda edição apresenta General George A. Custer, capaz de impulsiva generosidade com os fracos, emotivo até as lágrimas, Custer se mostra, em várias ocasiões, egocêntrico e cruel de maneira revoltante.

Na terceira edição apresenta o apache Gerônimo, que, dentre todos os líderes índios é o que menos goza de boa reputação. O Gen. Crook o julgou um mentiroso; John Clun (agente índio de San Carlos) considerava-o assassino merecedor de forca. Mas seus delitos sempre tiveram um caráter de desforra. Pois Gerônimo e os seus 50 guerreiros, sempre perseguidos por mais de cinco mil soldados, nunca se submeteram ao julgo dos caras-pálidas nem nunca traíram seu povo. 

Na quarta edição apresenta Wyatt Earp, um dos maiores homens da Lei do velho oeste, contada por amigos, testemunhas e parentes. O famoso duelo de "O.K. Corral", uma lenda viva do folclore americano, adaptada para filmes e romances, foi a marca de ascensão do Xerife Earp e seus irmãos. Venerado pela sua determinação e coragem, atualmente é nome de rua, e os lugares onde viveu são verdadeiras atrações turísticas.

Na quinta e última edição apresenta Touro Sentado, Tatan'Ka Iyota'Ke para os seus irmãos sioux, Sitting Bull para os norte-americanos, Touro-Sentado foi o mais famosos chefe índio na luta contra a invasão cara-pálida das Grandes Planícies. Depois de ter atacado pelos flancos as caravanas dos pioneiros e destacamentos dos casacas-azuis com uma série de rápidas ações de guerrilha, Touro-Sentado reuniu ao seu redor milhares de guerreiros para vencer a única e verdadeira batalha de aniquilação da Guerra dos Índios: a de Little Big Horn.


 Galeria de Capas:

Edições 001 ao 005
______________________


 
O conteúdo deste site é exclusivamente informativo, não tem fins lucrativos. Seu objetivo é servir como fonte de pesquisa para todo o público interessado. Respeitamos e sempre fazemos referência aos direitos autorais dos criadores dos Personagens, das Editoras e dos Artistas. Copyright © | Enciclopédia HQ 2013 | Todos os Direitos Reservados